terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Visita de Estudo a Guimarães

No dia 23 de novembro, fomos a Guimarães a uma Visita de estudo ao Paço dos Duques e ao Castelo; com os alunos do 4º ano da escola de S.Gens.
Chegamos a Guimarães às 10h30. A nossa guia, que se chamava Dulce, foi nos explicando o dia-a-dia da época em que lá viveram D. Afonso e D. Constança, Duques de Bragança.
Começamos a visita de estudo pela Sala dos Passos Perdidos. Chamava-se assim porque era lá que as pessoas esperavam para falar com o Rei. Enquanto esperavam, davam muitos passos. Essa sala tinha duas tapeçarias enormes, que cobriam por completo as paredes, representando algumas batalhas.
A seguir, visitamos a Sala das Armas que possuía várias armas e armaduras utilizadas pelos cavaleiros.
Depois, fomos à Sala dos Banquetes onde os reis e os súbditos comiam quando festejavam alguma vitória ou em dias de festas.
De seguida, dirigimo-nos para a Sala dos Segredos onde tinha uns móveis com várias gavetas que serviam para guardar ouro e outras peças valiosas. Também serviam de escrivaninhas.
Seguimos para a Sala do Aquário que tinha uma jarra enorme fazendo lembrar um aquário por estar pintada com peixes e motivos aquáticos. Depois, dirigimo-nos, para a capela do palácio, onde D. Constança costumava rezar.
Por fim, vimos o quarto de D, Catarina, Princesa de Portugal e Rainha de Inglaterra. Antes de sairmos, ainda vimos uma exposição de fotografias onde estava exposta a “Cota de Malha” usada pelos cavaleiros para se proteger.
Á saída, dirigimo-nos à Capela de S. Miguel ver a pia batismal onde foi batizado D.Afonso Henriques.
A seguir, fomos ao Castelo onde podemos observar uma vista linda sobre a Cidade de Guimarães. Assistimos ainda durante alguns minutos a uma recriação medieval.
Foi uma atividade muito divertida e, principalmente instrutiva.

Texto Coletivo




Sem comentários:

Enviar um comentário