Saímos da escola e passámos por casas, igrejas, montes e pessoas. Caminhávamos alegremente, pois estávamos muito ansiosos para descobrir os vestígios que nos foram deixados pelos Mouros.
Passado algum tempo, chegámos ao local pretendido, escalámos algumas rochas e montes e parámos um pouco para ouvirmos o professor Barros a contar a origem do castelo e a “Lenda da Moura Encantada”. Descobrimos que o “nosso” castelo foi construído há muitos anos e servia para os Mouros se defenderem de outros povos. Mas o que mais nos fascinou foi a lenda que nos contou, que neste local havia uma Moura Encantada que possuía muitos tesouros e que quem os descobrisse quebrava o encanto e ficaria com a sua riqueza e com a própria Moura.
A seguir, fomos pesquisar todos os vestígios da passagem dos Mouros naquele local. Vimos pias, escadas e caminhos esculpidos nas rochas, ficando assim a conhecer melhor como viviam os nossos antepassados naquela época.
Ao fim da tarde, regressámos à escola, mas sentimos uma vontade enorme em preservar o nosso património, ficando o desejo de voltar e descobrir o tesouro da” Moura Encantada”.
Texto coletivo
Sem comentários:
Enviar um comentário