domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Desfile de Carnaval

No dia 08 de fevereiro, teve lugar o desfile carnavalesco promovido pelo Pelouro da Educação do Município de Fafe no qual a nossa escola também participou tal como outras escolas do concelho.
O tema da nossa escola era o Desporto. Os meninos da sala da pré foram de bailarinos. As crianças do1º ano, foram de ginastas, as do 2º ano de tenistas, as do 3º ano de futebolistas e a nossa turma representava o karaté.
Fomos de autocarro até à cidade de Fafe. Quando lá chegamos, já estavam muitos meninos de outras escolas. Havia música de Carnaval e, lá estava um senhor com um megafone a chamar pelos nomes das escolas para organizar o desfile. Quando estávamos todos organizados, começou o desfile pelas ruas da cidade. Deram-nos serpentinas e havia muita gente a ver-nos.
Foi um dia diferente, divertido e com muita alegria.

Catarina Lopes Ferreira






Internet – Segura

No dia 05 de fevereiro, celebrou-se o dia da Internet Segura. 
Assim, os alunos do 3º e 4º anos dirigiram-se à biblioteca para visualizar um powerpoint alusivo ao tema. Esta atividade foi dinamizada pela professora da equipa das bibliotecas escolares.




Utilização das TIC no dia a dia

Como a escola não é só brincadeira, também demonstramos que a utilização das TIC faz parte do nosso quotidiano.



Cantar dos Reis

Na semana de 07 a 14 de janeiro, os alunos elaboraram as suas próprias coroas. Cada um recortou e fez a sua própria coroa para ir cantar os Reis devidamente apetrechado.
Chegado o tão desejado dia, fomos cantar os Reis pela freguesia.
Infelizmente, o tempo não ajudou muito e não foi possível prolongar essa atividade tão desejada por mais tempo.





Visita de Estudo – Castelo Roqueiro “Penedo dos Mouros”

No dia 04 de janeiro, os alunos do terceiro e quarto anos, da E.B. de Serrinha realizaram uma visita de estudo ao Castelo Roqueiro, em Quinchães, com o objetivo de conhecer melhor o nosso passado, através do património local.
Saímos da escola e passámos por casas, igrejas, montes e pessoas. Caminhávamos alegremente, pois estávamos muito ansiosos para descobrir os vestígios que nos foram deixados pelos Mouros.
Passado algum tempo, chegámos ao local pretendido, escalámos algumas rochas e montes e parámos um pouco para ouvirmos o professor Barros a contar a origem do castelo e a “Lenda da Moura Encantada”. Descobrimos que o “nosso” castelo foi construído há muitos anos e servia para os Mouros se defenderem de outros povos. Mas o que mais nos fascinou foi a lenda que nos contou, que neste local havia uma Moura Encantada que possuía muitos tesouros e que quem os descobrisse quebrava o encanto e ficaria com a sua riqueza e com a própria Moura.
A seguir, fomos pesquisar todos os vestígios da passagem dos Mouros naquele local. Vimos pias, escadas e caminhos esculpidos nas rochas, ficando assim a conhecer melhor como viviam os nossos antepassados naquela época.
Ao fim da tarde, regressámos à escola, mas sentimos uma vontade enorme em preservar o nosso património, ficando o desejo de voltar e descobrir o tesouro da” Moura Encantada”.

Texto coletivo





Festa de Natal – Vinda do Circo à Escola!

No último dia de aulas, dia 14 de dezembro, realizou-se a Festa de Natal!
De manhã, fizemos o sorteio do Cabaz de Natal da nossa turma e descobrimos que foi o Diogo que ganhou. 
A seguir, fomos para a sala do 2º ano ver um filme chamado “Polar Express”. Até tivemos pipocas e um pacote de leite chocolatado. 
Chegou a hora do almoço e fomos, então, almoçar. As mesas estavam decoradas com velas acesas e várias caras de Pai Natal nos guardanapos. No fim do almoço, acabamos de ver o filme.
De seguida, pintamos alguns desenhos de Natal, lanchamos e fomos até ao refeitório onde estava o circo à nossa espera. O espetáculo foi fantástico! Fizeram magias, palhaçadas e muitas brincadeiras. Até traziam cobras!
Gostei muito deste dia porque foi especial e muito divertido!

Catarina Lopes Ferreira


Pinheiro de Natal

Como não podia deixar de ser, não há Natal sem Pinheiro!
Aqui está o nosso belíssimo pinheiro!


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Prenda de Natal

Na última semana de aulas, começaram os preparativos para a elaboração da prenda de natal.
Cada aluno esmerou-se na confeção da sua prenda, um anjo de Natal.



Visita da Escritora

No dia 03 de dezembro, recebemos a visita da escritora Alice Cardoso.
A fim de preparar a sua visita, na semana anterior, foi desenvolvido um trabalho pela turma para expor no dia da sua visita. Todos os alunos pintaram as capas das obras da escritora para enfeitar um pinheiro.



Visita de Estudo a Guimarães

No dia 23 de novembro, fomos a Guimarães a uma Visita de estudo ao Paço dos Duques e ao Castelo; com os alunos do 4º ano da escola de S.Gens.
Chegamos a Guimarães às 10h30. A nossa guia, que se chamava Dulce, foi nos explicando o dia-a-dia da época em que lá viveram D. Afonso e D. Constança, Duques de Bragança.
Começamos a visita de estudo pela Sala dos Passos Perdidos. Chamava-se assim porque era lá que as pessoas esperavam para falar com o Rei. Enquanto esperavam, davam muitos passos. Essa sala tinha duas tapeçarias enormes, que cobriam por completo as paredes, representando algumas batalhas.
A seguir, visitamos a Sala das Armas que possuía várias armas e armaduras utilizadas pelos cavaleiros.
Depois, fomos à Sala dos Banquetes onde os reis e os súbditos comiam quando festejavam alguma vitória ou em dias de festas.
De seguida, dirigimo-nos para a Sala dos Segredos onde tinha uns móveis com várias gavetas que serviam para guardar ouro e outras peças valiosas. Também serviam de escrivaninhas.
Seguimos para a Sala do Aquário que tinha uma jarra enorme fazendo lembrar um aquário por estar pintada com peixes e motivos aquáticos. Depois, dirigimo-nos, para a capela do palácio, onde D. Constança costumava rezar.
Por fim, vimos o quarto de D, Catarina, Princesa de Portugal e Rainha de Inglaterra. Antes de sairmos, ainda vimos uma exposição de fotografias onde estava exposta a “Cota de Malha” usada pelos cavaleiros para se proteger.
Á saída, dirigimo-nos à Capela de S. Miguel ver a pia batismal onde foi batizado D.Afonso Henriques.
A seguir, fomos ao Castelo onde podemos observar uma vista linda sobre a Cidade de Guimarães. Assistimos ainda durante alguns minutos a uma recriação medieval.
Foi uma atividade muito divertida e, principalmente instrutiva.

Texto Coletivo




Comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares

No dia 22 de outubro, comemorou-se o Dia das Bibliotecas Escolares. Juntamente, com a turma do 3º ano, dirigimo-nos para a biblioteca com o intuito de visualizar a história de um livro digital intitulado “O livro ativo”.



O Magusto da escola - 9 novembro

No dia 9 de novembro, realizou-se o magusto da minha escola, como é habitual todos os anos. Levamos as castanhas alguns dias antes, prontinhas a assar.
Chegado o dia, alguns dos meus amigos levaram caruma para fazer a fogueira.
Da parte da manhã, foi um dia de aulas normal. Depois do almoço, realizou-se, então, o nosso Magusto. Às 14horas, todos os meninos dirigiram-se para o “barraco” para dar início ao magusto.
Como sempre, foi o professor Barros que acendeu a fogueira. Ficamos logo todos entusiasmados e com vontade de saltar à fogueira. Os primeiros a saltar foram os alunos do 4º ano, seguidos do 3º, do 2º, do 1º e dos alunos da pré.
Quando as castanhas ficaram prontas, metemo-las nos cartuchos que tínhamos feito na sala com a nossa professora. Começamos a comê-las com muita vontade. Que boas que elas estavam!
No fim do Magusto, chegou a parte mais divertida. Pintamos as mãos todas com a cinza e enfarruscamo-nos. Mas foi muito divertido!
Foi assim o magusto da minha escola.

Rui Pedro Castro Fernandes



Elaboração dos Cartuchos

Ao longo da semana, os alunos foram elaborando os respetivos cartuchos para o Magusto.




Feira das Colheitas

No dia 18 de Outubro realizou-se uma Feira das colheitas, na escola, para comemorar a Semana da Alimentação. Para isso, foi-nos pedido para trazer produtos biológicos de casa como por exemplo: legumes frescos (couves, tronchudas, nabiças, courgettes, cebolas, batatas, abóboras), fruta fresca (maçãs, limões) e castanhas. Deste modo, a feira foi organizada logo pela manhã, cerca das nove horas. Colocamos os preços em todos os produtos que estavam em cima das mesas, num espaço coberto cá fora. Esta “feirinha”  foi aberta à comunidade envolvente. Como compradores tínhamos os nossos familiares e amigos. O Diogo foi fantástico com o seu megafone e até tivemos direito a música, graças à Helena.
No fim, conseguimos vender tudo.
Todos nós gostamos de participar e ajudar neste dia que pudemos viver de forma diferente com todos os meninos da escola.
Também deu para perceber que é importante cultivar estes produtos em nossas casas, pois, são muito bons para a nossa alimentação.

Sara Patrícia Oliveira Abreu



Dia da Alimentação – 16 de outubro

Neste dia, fizemos várias atividades para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Estudamos a Roda dos Alimentos, lemos e pintamos um panfleto; e visualizamos um powerpoint alusivo ao tema da Alimentação. 



Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água comemora-se no dia 01 de outubro porque a água é muito importante para a nossa vida e para todos os seres vivos. 
Na escola, vimos muitas experiências importantes. A primeira experiência consistia em colocar uma flor de papel num recipiente com água morna, a qual abriu sozinha como se estivesse a abrir na realidade. Isso significa que mesmo parada a água tem força. Na segunda experiência, tratou-se de descobrir se a água tinha cheiro, cor e sabor. Pois havia três copos coloridos e mesmo assim a água mantinha-se incolor. Em seguida, um desses copos passou pelos alunos para verificar se tinha cheiro. Como não tem, diz-se que é inodora. A mesma coisa aconteceu com o sabor. Pois a água não tem sabor, então é insípida. 
A seguir, assistimos a mais uma experiência. A minha colega Clara foi buscar um copo com água e azeite. A professora deitou azeite na água. Este foi ao fundo, no início, mas a gordura que o azeite tem, fez com que ele voltasse ao de cima. 
A última experiência foi com uma tesoura e um barco de papel. Colocou-se a tesoura num tabuleiro com água. Como a tesoura é mais pesada do que a água, esta não flutuou. Depois fez a mesma coisa com o barco de papel. Como o barco de papel é mais leve, este já flutuou.
De seguida, pintamos vários desenhos que continham alguns conselhos para evitar o desperdício de água. Pois é muito importante poupar água porque a água é um bem precioso e indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Catarina Lopes Ferreira
 Diogo Miguel Sousa Nogueira



Festa do Caloiro

Começou o ano! A fim de receber os novos elementos na nossa escola, no dia 17 de setembro, teve lugar a Festa do Caloiro com a cerimónia de apadrinhamento dos meninos do pré-escolar e do 1º ano.
Os alunos do 4ºano cumpriram com as suas responsabilidades e apadrinharam alguns elementos!